quinta-feira, 29 de maio de 2008

O papel dos torneios de MMA nas artes marciais.


Torneios abertos não são novidade. Seja na Grécia antiga, nos portos das Américas e Europa, ou nas cidades do Japão e China; sempre houve espaço para circos de desafios. Esta tendência era cíclica, com estes torneios começando, gerando grande interesse e depois caindo no esquecimento, debaixo de inúmeras críticas quanto a sua selvageria.

A década de noventa trouxe este fenômeno de volta com uma nova abordagem: sua internacionalização e trasmissão ao vivo. A importância destas duas "inovações" é muito maior do quê se imagina a priori.

A primeira importância é o fato de quê ficou mais dificil esconder os resultados. Quem ganha e quem perde se torna um dado público, registrado e inquestionável. Acabou o tempo em que você podia esconder suas derrotas simplesmente se mudando de cidade. A segunda foi o fato de se perceber que o fator "espetáculo" vem em primeiro lugar. Ninguém quer pagar para ver 3 horas e meia de dois homens agarrados no chão sem fazer nada. Novas regras fora criadas em favor do público, que paga para ver um duelo de habilidade e força.

Quão real é o ValeTudo?

As pessoas têm o mau hábito de se precipitarem em julgar sem se informarem ou contextualizarem adequadamente.

Quando vemos dois homens num ringue se esmurrando, sangrando, tendo ossos quebrados e evetualmente morrendo no ringue é dificil pensar neste cenário como sendo qualquer coisa que não um combate real. Isto se dá porquê a primeira coisa que associamos à idéia de combate é a troca de agressões físicas. Sob esta óptica o ValeTudo é realmente um combate "real"...

O problema desta visão é que, baseado nela eu poderia afirmar que espancar um prisioneiro algemado também seria um combate real.

Aspectos irreais do ValeTudo.

1. Luta previamente programada: você sabe com quem, onde, quando e sob que regras vai lutar. Um combate real normalmente apenas um dos lados sabe algumas destas coisas e planeja surpreender sua vítima.

2. Juízes: existem pessoas prontas para interferir caso a violência do combate ponha em risco os atletas.

3. Equipe de socorro de urgência.

4. A possibilidade de se desistir da luta, antes, durante ou depois.

Numa situação real você provavelmente foi surpreendido ou não dimensionou o risco real que seu antagonista representa. Você provavelmente está REAGINDO o que lhe coloca em desvantagem contra um oponente que tenha planejado a situação. Ainda que seja apenas um caso de briga de idiotas ( nenhum dos dois planejou, mas nenhum vai querer parecer covarde) o fato é que você não estava preparado para lutar. Você não conhece o ambiente, não sabe das habilidades e recursos de seu oponente...e ignorância mata.

O papel da luta de chão.

Uma das principais conclusões erradas oriundas dos torneios de MMA é "luta de chão é essencial para defesa pessoal". As explicações vão desde "nela tamanho não é relevante" à "hoje em dia todo mundo sabe um pouco de chão, quem não souber nada apanha!". 

Bem, tamaho SEMPRE conta. Em casos de grande desproporção ir para o chão pode lhe colocar em grande desvantagem. E quanto a "todo mundo sabe"...bem, a menos que você seja um expert, o risco de ir para o chão com alguém MAIS EXPERIENTE já é um desestímulo.

Na realidade, o maior problema da luta de solo está em trabalhar contra o propósito maior da defesa pessoal; permitir que você se afaste da ameaça. Quando trocamos murros ou chutes podemos abrir caminho para nossa fuga. O mesmo não se aplica a luta de solo. Uma vez que você foi para o chão não há outra alternativa senão incapacitar o oponente (desmaia-lo, quebrar-lhe um braço ou perna). Além da questão "ter que ganhar a luta"(o quê pode prolongar a situação) você terá mais tarde de lidar com o risco de um processo por lesões corporais.

Outro problema da luta de solo é a perda de visão. Ao se lutar tão próximo fica muito dificil mantêr as mãos do oponente visíveis, o quê permite que facas, chaves e outros objetos perfuro-cortantes sejam usados contra nós. Isso sem falar o fato de quê a mordida humana pode gerar uma pressão de mais de 200 libras(por volta de 90kg) mais que suficiente para arrancar dedos, cortar ligamentos...

O que podemos aprender com os MMA?

Que tamanho conta muito. Que o corpo humano aguenta muita pancada antes de desistir. Que nossa precisão cai e técnicas complexas não são confiáveis. Que o pouco que conseguimos realmente usar em um oponente, similarmente treinado que não deseja se submeter, é o mesmo indepedente da arte marcial treinada.

E que não é bom puxar briga com campeões de torneios de MMA :D

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Salvador, Bahia, Brazil
Um shodanzinho autodidata que acabou virando um polivalente polidanzinho autodidata.