segunda-feira, 2 de junho de 2008

O Desafio de observar uma prática marcial.

Coloquei um video em minha página do orkut quê é propositalmente ambíguo. O título é "Mutou dori - hidden ougi"(algo como "grande princípio secreto do controle da não-espada").

Nele eu golpeio meu aluno Vicente com um corte vertical descendente. Em resposta Vicente aparentemente segura o meu corte "batendo palmas" no bokuto("espada" de madeira), para logo em seguida projetar-me ao solo. É uma técnica bonita e por isso mesmo usada de tempos em tempos por filmes de artes marciais (vide os 5minutos e 40 segundos deste episódio de Animatrix).

Poucos sabem que ela é oriunda da escola Yagyu. É uma técnica antiga, desenvolvida numa era em quê apenas técnicas eficazes eram perpetuadas.

No entato...qualquer um que a veja se pergunta: dá mesmo para pegar uma lâmina tão afiada, manejada com tanta velocidade, a tempo de não ser cortado em dois? Acrescente o fato quê a lâmina está devidamente oleada e fica quase invisível neste ângulo...

A resposta é não, é impossível realizar esta técnica deste jeito. Seria necessária força, velocidade, reflexos, precisão e sangue frio sobre-humanos.

Então por quê o clã Yagyu desenvolveu esta técnica? E por quê ela foi preservada?

A resposta está no título que dei ao video. Esta técnica ensina o "grande princípio secreto do controle da não-espada". Uma vez que o praticante tenha aprendido a realizar este kata desta forma "absurda" ele vai receber uma instrução direta(kuden) que vai permitir que ele torne a técnica eficaz.

Mas por quê não treinar logo da forma eficaz?

Simples...a forma eficaz só pode ser realizada após serem adquiridas certas habilidades que somente a forma "absurda" é capaz de desenvolver.

CONCLUSÃO

Quando assistimos uma demonstração de artes marciais, métodos de combate militares/urbanos ou mesmo intervenções médicas devemos ter em mente que não é sempre que temos o embasamento teórico necessário para ENTENDER o quê estamos vendo. Nossa interpretação daquilo que está diante dos nossos olhos pode estar diametralmente oposta a sua realidade.

Este é o real significado da palavra humildade: admitir nossa potencial ignorância.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Salvador, Bahia, Brazil
Um shodanzinho autodidata que acabou virando um polivalente polidanzinho autodidata.