quinta-feira, 19 de junho de 2008

Aprender, Treinar & Incorporar

Aprender: imitar alguém que apresenta uma proposta que se julga digna de mérito.
Treinar: repetir CORRETAMENTE algo que foi APRENDIDO, de modo ser capaz de fazê-lo de forma natural e automática.
Incorporar: é quando algo novo é aprendido e treinado ao ponto de o conhecermos intimamente e sermos capazes de contextualizá-lo.

Para que está familiarizado com as artes marciais japonesas a expressão "Shu-Ha-Ri" virá a tona. Preservar, Quebrar e Libertar-se.

Aprendendo a aprender.

O problma de "aprender" é compreender que no começo é basicamente repetir algo que não se entende. Entender vm depis, quando a imitação já se tornou fidedigna, nunca antes. E é aqui que mora o dilema.

Ao chegarmos na fase adulta já temos uma visão dicotomizada entre utilitarismo e diletantismo. Existe as coisas funcionais(que cumprem funções) e as nossas disgresões (coisas que fazemos como formas de expressão de individualidade). Atividades utilitaristas não são vistas em si, e sim em seus resultados. Já as disgressões são usufruídas exatamente em sua características irresponsável e inconsequente.

É por isto que temo doisd tipos de erros comuns em artes marciais: falta de empenho ou excesso de brutalidade.

Os que enxergam artes marciais como métodos de combate corpo-a-corpo não enxergam o quê é treinado e sim a habilidade que almejam. Quando o instrutor exibe a técnica a ser praticada, o aluno utilitarista não enxerga a técnica e sim seu efeito no colega de prática("o mestre arremessou o cara longe...como ele é FORTE!"). Concentrado em tentar repetir o EFEITO o aluno tenta solucionar o dilma("como arremessar o cara daquele jeito?") ao invés de se concentrar em repetir a simulação de técnica apresentada(que é a solução). Erro similar ocorre quando se exerga estas modalidade como ginástica, dança, meditação...

Os que enxergam artes marciais como de lazer não percebem o treino e sim socialização e recompensa (elogios, prestígio, títulos). Por não treinarem visando copiar o quê é explicitado, ficam à espera da "explicação clara". Ou da "prática que leva à perfeição" (qum dirige sabe como práica não leva a perfeição nnhuma, ou o trânsito seria perfeito...).

Esforçar-se em ser capaz de mimetizar o professor em cada detalhe deve ser a única meta na mente do iniciante.

Continua...

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Um shodanzinho autodidata que acabou virando um polivalente polidanzinho autodidata.