terça-feira, 4 de novembro de 2008

O quê é Eficácia? parte 2

Na primeira parte procurei explicar os têrmos eficiência, eficácia e efetividade. Agora que vocês sabem como eu estarei usando estes têrmos passarei a discussão eficácia em artes marciais propriamente dita.

A primeira coisa a ser estabelecida é: qual o objetivo principal de minha prática marcial?

Caso o objetivo seja melhoria da minha qualidade de vida(já que "saúde" é meio vago), como a minha prática se propõe a alcançar esta meta?

Qualidade de vida engloba: eficiência fisiológica(o corpo funcionar de forma eficiente), eficiência psico-emocional(a mente lidar com as experiências de modo equilibrado, sem desgastes) e eficiência social(interação social harmoniosa).

Uma modalidade que provoque machucados crônicos não será fisiologicamente eficiente. Uma que intensifique a agressividade não será social ou psico-emocionalmente eficiente. Observando sob este prisma muitas modalidades são na realidade bem pouco saudáveis...

Caso o objetivo seja a capacidade de derrotar outras pessoas em duelos corpo-a-corpo (já que defesa pessoal é fuga e combate se fundamenta em armas), como minha modalidade se propõe a alcançar esta meta?

Num duelo corpo-a-corpo a meta é comparar habilidades de modo  valorar um vencedor. Regras são definidas. Elas podem ser específicas (como no Kendo, onde até mesmo a forma de andar é restrita) ou vagas("apenas dois lutadores" ou "lutar até knockout ou desistência"), mas estarão presentes.

Derrotar pessoas em duelo corpo-a-corpo engloba: conteúdo conciso(menos informação gera menos necessidade de decisões conscientes e maior intensidade de treinamento) , ênfase em treino livre com variação de parceiros(para estimular a criatividade intuitiva) e condicionamento desportivo(trabalho paralelo voltado para a aquisição de mais força, velocidade ou resistência, de acordo com as necessidades da modalidade de duelo).

Uma modalidade com um conteúdo muito prolixo ("nosso estilo tem mais de dez mil formas de coçar o nariz...") será combativamente ineficiente. Uma que se concentre na prática de exercícios formais(Kata ou Xing) não terá uma prática eficiente para o caos do combate. Uma que ignore a necessidade de trabalho paralelo de fortalecimento estará ignorando uma parte significativa da formação de um lutador.

Da próxima vez que você for treinar se pergunte: o quê estou pretendendo obter de meu treinamento e quão adequado a este objetivo ele parece ser? 

Continua...

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Salvador, Bahia, Brazil
Um shodanzinho autodidata que acabou virando um polivalente polidanzinho autodidata.